Usado da Vez: Volkswagen Bora

O design chinês tem agradado ao público brasileiro.

O design chinês tem agradado ao público brasileiro.

O VW Bora nunca foi um sucesso de vendas tal qual foi o seu irmão menor, o Golf, apesar de ambos serem praticamente o mesmo carro. Talvez a razão desse insucesso seja o visual mais discreto e sisudo do Bora, ao contrário da esportividade e arrojo do Golf, este que se tornou sinônimo de “carro de playboy”.

O fato é que o Bora tem propósitos distintos, afinal, é um sedan. Contudo, todo o arrojo e esportividade presentes no Golf estão implícitos, mas presentes, no Bora. O sedan é gostoso de dirigir, o motor é esperto, e o câmbio é delicioso, de engates rápidos e precisos. No tato, Golf e Bora são idênticos.

Mas o visual meio apagado do Bora talvez seja seu maior defeito. É essa, pois, a razão de suas inexpressivas vendas, embora ultimamente, com o recente face-lift, tenha recuperado o fôlego nos emplacamentos. Mas, veja só, este defeito até que não é de todo ruim, pois, sendo menos badalado, é menos visado por ladrões. E, por isso, a apólice de seguro de um Bora é bem mais barata do que a de um Golf, que é altíssima, por sinal.

Por dentro, o espaço é apenas suficiente – nem tão grande, nem apertado. A qualidade dos materiais e dos encaixes é boa, melhor que em concorrentes como Astra ou Focus. A ergonomia é muito boa, também. O porta-malas comporta 455 litros, 125 a mais do que o hatch. Excelente opção para pais de família que não querem abrir mão da esportividade de carros de solteiros.

O interior recebeu detalhes prateados e um moderno sistema de som, mas isso não esconde a idade: são 11 anos de estrada.

O interior recebeu detalhes prateados e um moderno sistema de som, mas isso não esconde a idade: são 11 anos de estrada.

O ano de 2000 foi o marco inicial das importações do modelo para o Brasil. Dos galpões de Puebla, México, aos revendedores brasileiros, o Bora vinha nas versões 2.0 Mi e 2.0 Mi Comfortline, esta que vinha com freios ABS com EBD, airbag, ar-condicionado, acabamento mais esmerado e rodas de liga como itens de série. Passe reto da versão 2.0 Mi sem ar-condicionado, importada entre 2000 e 2002, pois revendê-la será tarefa difícil.

O motor 2.0 é o mesmo usado no Golf, gerando bons 116 cavalos. Sinônimo de robustez e durabilidade. Como item opcional, havia um excelente câmbio automático de quatro velocidades, que é inteligente, pois se adapta ao estilo de condução adotada pelo motorista.

Em 2001, o Bora enriqueceu-se com a oferta de opcionais como ar-condicionado Climatronic e computador de bordo, além de oferecer CD player como item de série.

No ano de 2005, a versão 2.0 Mi era abolida, restando apenas a Comfortline, que agregou ao seu pacote de série o ar-condicionado digital e também piloto automático e faróis de neblina. Externamente, recebeu retoques nas lanternas traseiras (lentes brancas) e apliques cromados nas laterais, no para-choque dianteiro e na grade frontal. Dois anos depois, o Bora receberia sua primeira reestilização, ficando igual ao modelo chinês. Perdeu um pouco do seu encanto, pois os faróis ficaram estranhos, e a traseira é quase idêntica ao do Polo Sedan.

O “Golf Sedan” é um carro honesto, discreto e gostoso de dirigir. Tem espaço suficiente para quatro adultos e uma criança, e as bagagens respectivas. O seguro é relativamente baixo, o consumo, apenas na média. Em suma, o Bora pode não conquistar compradores pela paixão, mas sim pela razão.

Preços: de R$ 25.300,00 a R$ 58.394,00. Consulte preços detalhados em www.quatrorodas.com.br ou em www.fipe.org.br

Fique de olho:

Tampa do porta-luvas: sua fechadura pode quebrar com certa facilidade. E consertá-la poderá lhe custar 900 reais, na autorizada.

Forração interna: compartilhar peças nem sempre é uma boa coisa. Um defeito comum também nos Golf e Audi A3, o revestimento emborrachado das portas e do painel pode descascar.

Chave reserva: veja se o antigo dono ainda preserva a chave reserva, pois uma nova custa, na concessionária, cerca de 900 reais. Num chaveiro, 400.

Freios ABS: não derrape comprando um modelo que não passou pelo recall dos freios ABS no ano de 2001. Alguns tiveram o chip trocado, que poderia se incendiar por superaquecimento.

Motor e assoalho: a virtude esportiva do Bora também tem lá os seus efeitos colaterais. Muitos donos levam a sério esse caráter do carro, judiando do conjunto motor-câmbio e lhe entregando um carro com trocas de marcha folgadas e embreagem patinando. Fique esperto.

Referências: Revista Quatro Rodas – Abril de 2008

About these ads
Comments
15 Responses to “Usado da Vez: Volkswagen Bora”
  1. edson disse:

    Meu, este carro é uma máquina, mesmo. Sem comentários.

  2. IVAN disse:

    Tenho um Bora desde 2008 e não penso em outro sedã. Encarando uma estrada o carro é imbatível, principalmente nas curvas. Fico imaginando a VW lançar este carro com motor de 150 hp e mudando o desenho das lanternas traseiras e farois dianteiros com as características do JETTA e o nome para GOLF SEDAN. Façam fila para os compradores!!!!!!!!!!

  3. Elcio disse:

    Antes de adquirir o Bora, estava procurando um sedã que pudesse dirigir sem ficar muito desconfortável ao dirigir. Como sou grande, preciso de um carro que me sinta confortável. O Bora foi o que melhor me atemdeue o que tem me deixado satisfeito é seu custo benefício que é fantástico. não pretendo sair desta linha. Este carro é o Bicho!

  4. Luiz disse:

    Tenho um 2009 com 35000 km.
    Automatico, maravilhoso…
    Tô pensando em pegar um 0km porque time que tá ganhando… vocês sabem, não é?

  5. Andre Ricardo disse:

    Excelente…………………. sem comentarios…

    acabei de comprar um!

  6. leandro disse:

    tenho um bora 2008 completo, realmente é um carro que me surpreendeu, por todas as caracteristicas de um belo vw, sempre estive na linha tive varios gol e tambem gol, mas agora o prazer em ter este carro foi realmente uma grande aquisição, não pretendo troca-lo tão logo pois tem grande espaço e uma esportividade fantastica, sugiro para quem quer um que compre pois realmente o carro é uma naveeeee

  7. ricardo disse:

    RICARDO MARIANO
    GUARARAPES SÃO PAULO

    DIRIGI UM BORA ESTE FINAL DE SEMANA FOI AMOR A PRIMEIRA VISTA
    TO AFIM DE COMPRAR UM
    DETALHE TENHO UMA RANGER E TO COM DO DE VENDER
    QUE FODA

  8. carlos disse:

    estou para comprar um vale apena tenho um corsa hat 2002

  9. Fernando disse:

    Vale a pena meu amigo, entretanto alguém já trocou o filtro do ar condicionado? O meu carro não tem filtro e não acho o filtro em lugar nenhum, na concessionaria me informaram que o BORA não vem com filtro do ar condicionado, é aquele filtro de cabine ou filtro polém, estou chocado, meu bora é 08/08 2.0 automático.

  10. tonny ramalho disse:

    consigo consertar a tampa do seu porta luvas do bora, sei qual o defeito que apresenta e adpto uma solução de nunca mais da defeito. contatos tonny 021-99960102

  11. Leandro Kopplin disse:

    Olá o meu carro é um bora 2009, sem computador de bordo e é manual 2.0, com air bag e com o radio do fox rock in rio, compatível com o volante multifunção com hard disck, o que preciso fazer para o volante funcionar no meu carro, pois até tentei colocar ele e nem a buzina funciona, alguem sabe me ajudar?

  12. Andreia disse:

    Bom dia!
    Estou vendo a possibilidade de comprar um bora 2008/2009 manual completo, porem meu mecanico alertou sobre um barulho no motor e a concessionaria informa que vao trocr os tuchos do motor? alguem ja teve esse problema ? Podem me dar sua opiniao ..Obrigada.

    • Igor disse:

      Estou com um Bora 2008/2009 tiptronic desde 2010, e a única coisa q foi feita no carro até hj foi: troca de pastilhas e discos de freio, troquei as velas e a bateria por possuir som automotivo nele. Mas nunca deu nenhum problema para ter q encosta-lo na oficina. O carro é ótimo 100%.

      • marcel disse:

        cara to com um bora pra conmprar…me amarreino carro tbm, e ele ta equipado com rodas 17 e molas esportiva ta im ponente demais…e farois xenon…

  13. Bora Man disse:

    tenho um bora 2008/2009 e simplesmente é um dos melhores carros que ja tive. Robusto, firme nas curvas, interior de alta qualidade e chama atenção por onde passa o bora prata rodas 17’… a unicas manutenções são troca de oleo, pastilhas de freio e filtros.

    Sonho com o dia em que a VW trará o novo bora com motor 1.8T de 180 cv vendido na Argentina para o Brasil! \o/

    O Bora é um carro que separa os Homens dos meninos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Licença Creative Commons
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.