Usado da Vez: Chevrolet Astra Sedan

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Quem tem um Astra Sedan é uma pessoa estabilizada financeiramente, já passou por carros menores e sabe o quanto vale a pena investir em um carro médio. Compará-lo com um Corsa Sedan ou um Prisma seria pura ignorância. O Astra é muito melhor.

Mas nem é preciso muito dinheiro para comprar um. No mercado de semi-novos, há ampla oferta do modelo, que foi lançado em 1999 e, portanto, está há dez anos no mercado. É possível encontrar um modelo 2.0 CD 2004 por 31 mil reais, o mesmo que um Chevrolet Classic 1.0 Flexpower Super, zero quilômetro. Encontrar uma opção não é tarefa difícil. Difícil será revender o Astra se você optar por modelos sem ar-condicionado, ou pintados em cores chamativas, como Verde Regata, Vermelho Radar e Amarelo Cais. Sim, eles existem. E encalham nas revendas.

A qualidade de construção do Astra não é das melhores, mas é suportável. Os materiais empregados no interior são refinados, mas os encaixes não são milimetricamente precisos. Há bom espaço para quatro ocupantes, e o porta-malas é generoso (460 litros). O carro é macio no rodar, pois a suspensão privilegia mais o conforto do que a esportividade. O design europeu é antigo, principalmente o dos modelos anteriores a 2003. Mas o carro ainda respira certo ar de status nas ruas. Comparado ao Monza, ao Kadett e ao Vectra segunda geração, o Astra está mais bem ajustado.

Mecanicamente, o modelo da Chevrolet já nascia defasado, pois concorrentes como Honda Civic e Toyota Corolla já eram mais modernos, mesmo nos idos do final do século XX. Hoje em dia, essa diferença está ainda mais gritante. Enquanto os japoneses desfrutam de motores de alumínio com comando variável de válvulas (mais leves, mais econômicos e mais potentes), o Astra (e o Vectra) é movido por um coração que já vinha batendo no peito de outros carros, como o Kadett e o Monza.

Manter um Astra Sedan não é como manter um carro popular. As peças são mais caras e o consumo de combustível, idem. Em relação a seus concorrentes, está apenas na média.

Como já mencionado, o Astra Sedan fora lançado em 1999, nas versões GL 1.8 (110 cv), GLS 2.0 (112 cv) e GLS 2.0 16V (128 cv). As mais comuns são estas duas últimas; a primeira era muito simples, fato que não agradou a um público que desejava mais sofisticação. Por essa razão, em 2001, a versão básica ganhou equipamentos que antes estavam ausentes, como conta-giros, além de volante com regulagem de altura e profundidade. 

No ano seguinte, o motor dezesseis válvulas da versão GLS ganhou potência, ficando com 136 cavalos (tal qual o Vectra). Ainda, surgiu a versão Advantage, baseada na GLS 16V, que, por um preço equivalente, oferecia mais acessórios, como faróis de neblina, ar-condicionado e computador de bordo. 

Em 2002, o GLS 2.0 8V recebeu transmissão automática de quatro marchas e quatro cavalos a mais na potência. E a versão GL 1.8 foi posicionada para atender ao mercado de frotas e táxis, sendo disponibilizada apenas no álcool. Em seguida, veio a versão Expression, carregada com trio elétrico, faróis de neblina, rodas exclusivas e ar-condicionado.

Em 2003, o Astra sofreu sua primeira (e única, até agora) reestilização, ganhando novos para-choques e faróis de bloco elíptico, estes que são coisa rara até hoje. Nesse sentido, visualmente, não haverá praticamente nenhuma diferença em comprar um 2008 ou um 2003. O motor 2.0 16V foi aposentado, restando apenas o 1.8 a álcool e o 2.0 de oito válvulas, a gasolina. Surgia, em lugar da GLS, a versão CD, que poderia vir com piloto automático e side bags. 

No ano de 2004, chegou o motor bicombustível 2.0 Flexpower, como modelo 2005. Aposentava-se o modelo CD, para dar espaço às novas denominações: Comfort, Elegance e Elite, esta, topo de linha, que poderia ser equipada com airbags laterais, freios ABS com EBD e bancos de couro.

Há três anos, em 2006, a linha Astra ganhou a versão de entrada Advantage, e, junto com a Elegance, seriam os únicos modelos disponíveis da linha, pois, no ano seguinte, as variações Comfort e Elite seriam extintas. É que o novo Vectra tinha sido lançado.

Preços: de R$ 20.500,00 (1999) a R$ 45.000 (2008)

Consulte preços detalhados em www.quatrorodas.com.br ou em www.fipe.org.br

Fique de Olho:

Direção eletro-hidráulica: por ser menos resistente e de manutenção cara, esse tipo de assistência fora permutada pela tradicional hidráulica, em 2001. Um sistema eletro-hidráulico novo sai, em concessionária, por R$ 4.500,00.

Portas e porta-malas: os primeiros modelos, de 1999, podem apresentar defeitos nas fechaduras das portas e da tampa do porta-malas, ocasionando trancamento. A aplicação de óleo desengripante pode solucionar o problema. Ao persistirem os sintomas, todavia, um mecânico deverá ser consultado, para que o miolo da fechadura seja trocado.

Computador de bordo: a tela poderá vir meio apagada, ilegível, em função de leds queimados. A troca do visor, na autorizada, custa dois mil reais, e no mercado independente, entre 250 e 350 reais. 

Suspensão: alguns proprietários reclamam de barulhos que podem ser originados da bieleta (ou tirante da suspensão). Essa peça serve para conectar o amortecedor à barra estabilizadora. Por ser de termoplástico, com o passar dos quilômetros ela pode apresentar trincas ou folgas. A melhor solução é trocá-la por um tirante de metal.

Motor: problemas na válvula termostática, bomba d’água ou sensor de temperatura podem fazer com que o motor se superaqueça. Uma simples limpeza ou um aditivo no radiador podem resolver.

Referências: Revista Quatro Rodas – Março/2009

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Comments
11 Responses to “Usado da Vez: Chevrolet Astra Sedan”
  1. luiz vargas disse:

    ola amigos

    Eu tinha uma s10 2001, 2.4 gasolina troquei por um astra sedan 2.0 16v 99 acho economico com relaçao a pikup estou satisfeito com ele,concordo com tudo sobre acabamentos,meio fraco,mas na minha opiniao e um carrao gosto da marca e da durabilidade dos veiculos chevrolet, tenho um opala 78 e ta super inteiro.VLW

    abraços.
    luis vargas

    • Joao disse:

      E ai tudo bem, eu estou pensando em comprar um 2003 hatch, mas tenho uma duvida, sera que pra manter ele é muito caro tenho uma renda de 1.300,00 limpo com isso eu conseguiria mante-lo. Espero que voces posam me ajudar muito obrigado.

      • marcos disse:

        ola joao sou marcos e tenho um astra gl 1.8 2001 dificilmente da manutençao se vc for comprar avista blz pois nao tera divida mas dependo se for financiado e o valor algumas coisas podem pesar por exemplo fiz um reparo no ar condicionado do meu e se foi 330,00 reais .

  2. Juliano disse:

    Acabei de comprar um Astra Sedan 2000 GLS 2.0 e achei um baita carro… e óbvio que consumo não é a melhor maneira de querer classificar esse carro… mas conforto e desempenho tem um certo preço
    Mas enfim achei um excelente carro… e estou muito satisfeito

  3. Breno disse:

    uau este carro!!!!ele e muito bonito,pensa o porta maa dee deve ser inoooooooome,Juliano queria te perguntar uma coisa ele velho ou o novo?

  4. Pablo Rodrigo disse:

    Sem sombra de dúvidas o Astra é um excelente automóvel, apesar dos críticos. Poucos automóveis no segmento nacional oferecem uma motorização decente, bom acabamento e estabilidade pelo preço do Chevrolet Astra. Quanto ao consumo, o carro é muito econômico para a sua categoria, não faz sentido algum tentar compará-lo com Uno, Celta, Agile, bem como outros veículos populares, visto que estes pertencem a categorias inferiores Quem decidir adquirí-lo com certeza não se arrependerá. Em suma, o Astra é um carro prazeroso de conduzir, possui ótimo espaço interno, bom acabamento, confortável, bem como uma ótima relação motor câmbio.

    Amplexos,
    Silva, Pablo.

  5. Jucélio Marques Mundim disse:

    Estou pesquisando para comprar um astra e até o momento, as melhores oportunidades que apareceram,correspondendo ao que eu quero, principalmente em relação a cor, dentro dos anos 2000 e2001, foram os de motor 2.0 16 válvulas. A maior parte das opiniões me desanimaram em relação a essas 16 válvulas e o de motor 2.0 8 válvulas, quatro portas na cor prata ou cinsa escuro tá coplicado de achar.
    ALGUÉM AÍ QUE POSSUI ESSE CARRO, PODE ME DAR UMA OPINIÃO? VALEU!

    • william jamarino disse:

      Olá, Jucélio. Eu saí de um Celta 1.0 VHC 2007 e fui para um Astra CD 2003 2.0 8V automático. Olha, o que posso te dizer é que, comparando o 2.0 16V com 136 cavalos e o 2.0 8V com 116 cavalos… é uma diferença boa em cavalos, mas a relação custo beneficio do 2.0 8V… é mais simples e mais barata a manutenção, só para você ter uma ideia, procura se informar quanto fica para trocar a correia dentada do 16V e a do 8V, aí você já vai ter uma idéia, mas o 8V tbm é um ótimo carro.

  6. Marcelo disse:

    Tenho um astra sedan 2005 um excelente carro

  7. John Eric disse:

    olá! alguém sabe me dizer se o aerofólio do astra 99/00 cabe no astra 2004?

  8. Adailton disse:

    Boa tarde,
    Me chamo Adailton, tenho astra 99 16v sedan. Ele está com problema de aquecimento e não consigo resolver isso. Já planei o cabeçote, troquei a junta do cabecote, troquei a bomba d’agua, troquei o reservatório de água e segundo o mecânico ele está sem a válvula termostatica e mesmo assim ele continua aquecendo.
    Obs: não é sempre que ele aquece as demora mais de mês rodando normal. Deixei ele mais de uma semana no mecânico ele não aqueceu nem um dia de teste dele. Não sei o que fazer alguém pode me ajudar?
    Me disseram que o radiador que está nele não é pra carro com ar condicionado existe isso mesmo?
    Aguardo retorno muito obrigado!

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