Usado da Vez: Peugeot 206 SW

peugeot-206-sw

Domingo de sol. Por enquanto, a manhã está tranqüila. A cozinha está arrumada, a sala está arrumada, o quintal está arrumado. Tudo na mais absoluta e desejável paz. De repente, o relógio toca. Nove horas. Correndo pelo corredor, três criaturinhas invadem o seu quarto, pulam na sua cama e te chacoalham até você acordar. Você acordou. E elas continuam a te chacoalhar, até que você se levante. Você se levanta, com aquela mesma cara de cabo de vassoura.

“Papai, papai! Hoje é dia de praia!”

“Ah…” – você se lembra. Por sinal, sua esposa continua ao seu lado, impassível, no seu décimo quarto sono.

Começou o martírio de domingo. Você se troca, toma um rápido café-da-manhã, e se encaminha à garagem. Lá, as crianças já o esperam, com toneladas de tralhas: baldinhos, pazinhas, caminhõezinhos, carrinhos, bolinhas… Apesar do diminutivo, incham o pequeno porta-malas do seu hatch compacto verdadeiramente diminuto. E ainda há as coisas da sua esposa, e ainda aquela caixa térmica, além, é claro, das cadeiras e do guarda sol. Você chega a pensar se haverá espaço para você se sentar e dirigir o carro.

E ainda tem o congestionamento… É, todo mundo pensou na mesma coisa para fazer num domingo de sol. Sol. E nada de ar-condicionado! Que coisa terrível, não? Acho que já está na hora de você progredir e trocar de carro, não acha? Mas o dinheiro anda um pouco curto? Relaxe… Uma Peugeot 206 SW seminova não é tão cara assim. Tenha certeza de que, principalmente aos domingos, você irá pensar em como valeu a pena cada real gasto a mais.

Mas não se iluda muito. O porta-malas da 206 SW não é grande: apenas 313 litros. Porém, se você instalar um bagageiro de teto, sobrará mais espaço para os “inhos” das crianças. Aí você pode me dizer que então não era necessário comprar uma perua, bastava um simples bagageiro. É, pode até ser. Mas, e o ar de família? O ar de carro grande? O ar-condicionado?

Larga a mão de ser muquirana. Uma perua é um típico carro familiar. E, abarrotando o porta-malas até o teto, tenha certeza de que muito mais do que 313 litros foram ocupados pelas tralhas. A visão poderá ser prejudicada, mas as crianças já não faziam isso antes, no seu hatch?

Deixemos a crônica da vida familiar um pouco de lado, e vamos conversar sobre carros.

A 206 SW é charmosa. Quilometricamente mais arrojada do que a Palio Weekend e anos-luz à frente da vovó Parati. Fará bonito com os vizinhos, seja de casa, seja de praia, ou de congestionamento do pedágio. E tudo num clima agradável, a 20ºC, no conforto dos bancos macios e no bom espaço interno.

A peruinha Peugeot chegou em 2005, com motores 1.4 8V (75 cv) e 1.6 16V (110 cv), em duas versões: Presence, que oferecia direção hidráulica, travas elétricas, vidros dianteiros elétricos e volante e bancos com regulagem de altura; e Feline, só com motor 1.6, oferecendo de série ar-condicionado, freios a disco nas quatro rodas, sensor crepuscular, rodas de liga, computador de bordo, sensor de chuva e trio elétrico.

peugeot-206-sw-interior

O acabamento interno é um pouco frustrante, pois há muito plástico e os encaixes não são rigorosamente supervisionados. No entanto, respira-se um ar de carro maior, superior, bem mais afável do que nos carros populares. O espaço para os ocupantes também é bom, não se distinguindo da versão hatchback. Os motores dão conta do recado, e a suspensão equilibrada garante boa estabilidade para a descida da serra.

Apenas três meses depois do lançamento, a SW recebeu motor 1.6 Flex (113/110 cv). Mas só em 2006 é que essa tecnologia foi para o motor 1.4 (82/80 cv), enquanto o ar-condicionado passava a ser equipamento de série na linha toda. Ainda em 2006, surgia a versão aventureira Escapade, com o intuito de rivalizar com a Palio Weekend Adventure. No ano seguinte, morria a versão Presence 1.6, e nascia a opção de câmbio automático sequencial para a Feline. Por fim, em 2008, chegava a 207 SW, que, na verdade, é uma 206 com botox.

A manutenção é algo que desaponta, no entanto. Trate de ficar muito amigo do gerente da concessionária, e evitar ser mal atendido. Isso também o ajudará a obter descontos nos preços das peças, que são mais caras do que a concorrência. Mas nada que não seja suportável.

E aí? Convencido? Não!? Bom, não vou insistir.

Afinal, haverá muitos outros domingos pela frente, para você refletir sobre o assunto…

Preços: de R$ 30.700,00 a R$ 38.900,00. Consulte preços detalhados em www.quatrorodas.com.br ou em www.fipe.org.br

Fique de Olho:

Cobertura do porta-malas: é fonte irritante de ruídos, devido ao atrito das peças plásticas. Colar feltros nos trilhos e demais peças pode solucionar o problema.

Limpadores do para-brisa: em 2007, a Peugeot convocou unidades para um recall, em razão de defeitos na fixação do chicote elétrico do motor do limpador, que poderia parar de funcionar.

Alavanca de seta: confira todas as funções reunidas nessa peça, pois costumam falhar. Uma alavanca nova custa cerca de 300 reais.

Acabamento interno: problema crônico em muitos automóveis, o excesso de plásticos acarreta em ruídos na cabine. Verifique também as guarnições emborrachadas das portas (inclusive a do porta-malas), pois se rasgam com certa facilidade. Além de provocar ruídos, podem permitir a infiltração de água e poeira.

Amortecedores dianteiros: não é incomum encontrar modelos cujos amortecedores tiveram vazamentos, ainda com baixa quilometragem. Procure por manchas de fluido nas peças e sempre desconfie de assoalhos recém-lavados. O par de amortecedores custa, na rede autorizada, cerca de 460 reais.

Referências: Revista Quatro Rodas – Julho/2008

Anúncios
Comments
One Response to “Usado da Vez: Peugeot 206 SW”
  1. Leo disse:

    Olá, quanto a suspensão, o meu sw vivia dando problemas nas balanças dianteiras, cheguei a trocar 2 pares delas num intervalo de 6 meses, tentei tambem trocar apenas o embuchamento mas nada fazia a durabilidade da peça aumentar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Licença Creative Commons