Maringá, 62 anos!

Catedral de Maringá

Catedral de Maringá

Era 10 de maio de 1947. Na região norte pioneira do Estado do Paraná, retalhada por uma companhia de terras inglesa, e povoada por gente de todos os cantos e melodias, brotava da terra vermelha uma pequena mas promissora cidade. As primeiras casas. As primeiras ruas. As primeiras lojas. As primeiras vidas. Brotava um cafezal, igual àqueles plantados por aquelas pessoas de todos os cantos, nas terras retalhadas pela companhia inglesa. E esse cafezal chamava-se Maringá.

Cine Maringá

Cine Maringá

Homenagem à bela música de Joubert de Carvalho, este, que, mais tarde, viria a ser novamente lembrado com seu nome em uma rua. Canção-símbolo da cidade. Maringá, Maringá. Uma Maria do Ingá que não voltou para o sertão. A cidade, pois, já tinha se enraizado na terra vermelha.

Zona 7

Zona 7

O tempo não parou. O vermelho das ruas de terra deu lugar ao preto do asfalto. Casas deram lugar aos prédios. Lavouras, para as casas. E a pequena igreja deu lugar a uma monumental construção inspirada nas naves espaciais russas. E, lá do alto, uma cruz representando as bênçãos de Deus sobre todos nós. E mais gente, de outras canções, desembarcavam para aqui recomeçar. A cidade cresceu. Melhorou. Acolheu. Abençoou.

Apesar de todo esse crescimento, dois pulmões verdes foram preservados. Há ainda outro, lá na altura da Teixeira Mendes. Mas, dentre essas áreas verdes, a mais importante é a do Parque do Ingá: um cinturão verde rodeando um lago, onde os maringaenses se exercitam, relaxam e aproveitam a vida.

Academia da Terceira Idade - Parque do Ingá

Academia da Terceira Idade - Parque do Ingá

Uma universidade foi fundada. Escolas abriram as portas. Surgiram outras faculdades, no anseio de suprir uma demanda cada vez maior de boa educação. O primeiro avião a jato pousou no aeroporto. E, mais tarde, um novo aeroporto pousou nos limites municipais.

Reitoria - Universidade Estadual de Maringá

Reitoria - Universidade Estadual de Maringá

Ah, Maringá… Como você, não há ninguém. Só você nos brinda com ar puro, com aconchego, com respeito. Só você nos faz felizes. E só você, neste dia 10 de maio, merece os nossos profundos agradecimentos.

Skyline de Maringá

Skyline de Maringá

Feliz aniversário, Maringá. Parabéns pelos seus 62 anos. E muito obrigado.

Uma homenagem do Fórum Automotivo, a uma cidade que tão bem nos abriga.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Licença Creative Commons