Usado da Vez: Volkswagen New Beetle

Fuscão preto... você já foi feito de aço...

Fuscão preto... você já foi feito de aço...

Quem não adora um Fusca? Podem dizer que é feio, barulhento, desconfortável, mas, lá no fundo, todos amam esse carrinho tão brasileiro quanto alemão. E, para resgatar essa tradição, para editar uma nova visão de um clássico, a Volks, em 1999, lançou o New Beetle. Ou, Novo Fusca.

Imagine um carro que chame tanta atenção quanto um Audi TT ou Porsche Boxster, por um quarto do preço deles. Eis o New Beetle. Suas linhas redondas e charmosas remetem ao Fusca original de mais de 50 anos de história. E, com certeza, este New Beetle fará outros cinqüenta. Por onde passa, seja na cor preta, vermelha ou na espalhafatosa amarela, o Beetle arranca olhares dos transeuntes e de motoristas invejosos. Inclusive daqueles a bordo de um TT.

A base mecânica é a mesma da do Golf. Em outras palavras, não se preocupe com a manutenção, pois há fartura de peças e o motor é resistente. O já conhecido nosso 2.0 8V de 116 cavalos deixa o Beetle sempre solícito e ágil, não dando dor de cabeça em ladeiras íngremes ou em ultrapassagens na rodovia. O câmbio também é o mesmo, o que significa que o mesmo prazer de dirigir do elogiável Golf, também está aqui presente.

O interior é de boa qualidade e bem mais arrojado do que seus irmãos de fábrica. O espaço para os ocupantes da frente é excelente, mas o mesmo não se pode falar do espaço que há na parte de trás, pois a curvatura do teto não permite a boa acomodação de passageiros adultos. A não ser que um torcicolozinho não seja lá tão irritante. O porta-malas de 204 litros é minúsculo e está na parte de trás do carro. Mas isso não é um defeito no New Beetle, pois ele não é, nem de longe, um carro familiar. Para isso existe o Bora.

Interior arrojado e arejado.

Interior arrojado e arejado.

No Brasil desde 1999, importado do México, o besouro do século XXI já vinha recheadíssimo de equipamentos: ar-condicionado, freios ABS com EBD, airbags, sidebags e CD player. Como opcional, teto solar (que não deu fama ao Beetle de Cornowagen, como ocorreu décadas antes, com o Fusca).

Em 2002, o Beetle vinha com novas cores e retrovisores com repetidores de pisca. Quatro anos depois, sofreria sua primeira reestilização, que não foi radical, pois consistia em pequenos retoques nos para-choques, faróis, lanternas e painel de instrumentos. Ainda, veio CD player com leitor de mp3, headbags e rodas de alumínio exclusivas aro 16. E no fim de 2007, chegava o famoso câmbio Tiptronic de seis velocidades.

Charme, personalidade, confiabilidade mecânica, prestígio de Audi a preço de VW. Está esperando o quê para comprar um?

Preços: de R$ 40.530,00 a R$ 56.397,00. Consulte preços detalhados em www.quatrorodas.com.br ou em www.fipe.org.br

Fique de Olho:

Sistema de som: veja se há problemas com o controle da disqueteira do sistema de som original de fábrica. O conserto é caro, e um novo custa três mil reais.

Freios: tal qual ocorreu nos Golf e Bora, observe se o Beetle passou pelo recall feito em 2001, para a troca do chip do ABS, que poderia se superaquecer e incendiar-se.

Limpador de para-brisas: é comum a palheta trepidar, podendo riscar o vidro. A aplicação de produtos como “impermeabilizador de vidros” ajuda no deslizamento mais fácil.

Câmbio: é comum haver folgas ou marchas arranhando. No automático, as marchas podem estar travadas.

Motor: evite modelos com ruídos do motor decorrentes de desgaste excessivo dos pistões. A menos que esteja disposto a assinar um checão de 7000 reais para o conserto.

Referências: Revista Quatro Rodas – Junho de 2008

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Licença Creative Commons