Usado Da Vez: Chevrolet Prisma

Mais porta-malas para o Celta.

Os sedans compactos são a porta de entrada para aqueles que querem sair do aperto de um hatchback popular. E o Chevrolet Prisma é uma excelente escolha, pois concilia o baixo custo de manutenção do Celta, com um bom porta-malas e um motor 1.4 flexível.

O espaço interno não é amplo. Porém, o porta-malas tem 439 litros de capacidade, e é, portanto, maior do que o do Civic (340 litros) e o do Corolla (437 litros). A qualidade dos materiais, infelizmente, não é refinada. Rebarbas e encaixes imprecisos revelam o caráter popular do carro. E o plástico impera.

Simples.

Ele foi lançado no final de 2006, portanto, não é uma velharia. Pelo contrário. Seu design, embora não seja uma unanimidade de beleza, traz linhas modernas inspiradas no irmão maior Vectra. O mote “seu primeiro grande carro” é totalmente pertinente. Na época, só trazia o motor 1.4 Econo.Flex, de 89/97 cavalos, nas versões Joy e Maxx. A primeira vinha equipada com conta-giros, desembaçador e aviso de faróis acesos, e a segunda, acrescentava direção hidráulica de série, maçanetas na cor do carro, porta-copos e molduras nos instrumentos. Ar-condicionado, travas e vidros elétricos eram opcionais em ambas as versões.

Somente no início de 2009 é que foi lançada a versão com motor 1.0 VHC, de 77/78 cavalos. Com isso, ganhou acelerador eletrônico, e o porta-copos tornou-se item de série em todas as versões, além de brake-light e espelho para passageiro. Ainda, o motor 1.4 recebeu ajustes na injeção e um novo coletor de plástico, que aumentaram a potência para 95/97 cavalos.

No mercado, não é difícil encontrar um exemplar 1.4 ano 2007 bem equipado, com ar, direção, travas e vidros elétricos, por cerca de 25 mil reais. No entanto, esse motor tem sido alvo de críticas dos consumidores, quando o assunto é consumo (6,5 a 7 km/l de álcool, na cidade). Dizem que após os 15 mil quilômetros, essa marca melhora. Vale confirmar tal hipótese. Do contrário, opte pelo 1.0, que é mais econômico, porém é fraco.

Enfim, quem procura um carro econômico como um hatch popular, mas com porta-malas de carro médio, verá que o Prisma é uma possível boa escolha.

Preços: de R$ 24.690,00 a R$ 28.869,00. Consulte preços detalhados em www.quatrorodas.com.br ou em www.fipe.org.br

Fique de Olho:

Acabamento: cheio de peças de plástico, podem surgir inúmeros ruídos, até mesmo em carros mais novos. Veja se há riscos ou rachaduras nos painéis das portas e no quadro de instrumentos, e escute se as portas e a tampa do porta-malas, ao serem abertas, produzem barulho.

Farol: pode embaçar facilmente, em razão da má vedação da lente. A aplicação de silicone em volta da peça pode funcionar.

Marcador de combustível: é comum haver erros na leitura, caso tenha havido o uso de combustível adulterado ou de má qualidade. A melhor solução é trocar a boia do tanque, que, na rede autorizada, custa R$ 250,00.

Discos e pastilhas: muitos donos relatam o desgaste prematuro dos discos e pastilhas de freio, antes mesmo dos 15.000 km. Por isso, cheque-os cuidadosamente.

Câmbio: no test drive, teste as marchas, e veja se estão arranhando, principalmente a marcha a ré, alvo de muitas reclamações dos proprietários.

Recall: ligue para 0800-702-4200, e confira se o modelo escolhido passou pelo recall do fecho do cinto de segurança dos bancos dianteiros. Conforme a GM, havia dificuldades para prender ou liberar a trava, podendo provocar acidentes.

Referências: Revista Quatro Rodas – Fevereiro/2010

Anúncios
Comments
One Response to “Usado Da Vez: Chevrolet Prisma”
  1. marcos silva disse:

    realmente, o desgaste prematuro da pastilha tambem ocorreu com o meu veiculo com menos de 15000 km, porem a maior surpresa ficou por conta do preço do jogo da pastilha na concessionaria de Sorocaba, R$180,00, QUE ROUBO!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Licença Creative Commons