Notícia: Oficializado acordo entre Grupo Daimler e Grupo Renault-Nissan

Hoje, em uma conferência para a imprensa ocorrida em Bruxelas, Bélgica, foi oficializado o acordo comercial entre dois grandes grupos automobilísticos mundiais: o Grupo Daimler e o Grupo Renault-Nissan.

Os dois grupos anunciaram uma cooperação ampla e estratégica, que inclui uma troca de capital que dá à Aliança Renault-Nissan uma participação de 3,1% na Daimler, e vice-e-versa. Além disso, a nova aliança prevê o compartilhamento de fábricas, motores, desenvolvimento de produtos e tecnologias.

Um dos destaques dessa cooperação será o desenvolvimento de uma plataforma comum, que será utilizada na próxima geração do Smart ForTwo, assim como em um novo Smart de quatro lugares e no próximo Renault Twingo. Segundo as duas montadoras, essa plataforma inovará quanto à tração, que será nas rodas traseiras. Os novos modelos desenvolvidos sob o acordo começarão a ser produzidos no ano de 2013, e a produção será dividida entre a planta da Smart em Hambach, França (que ficará responsável pela versão dois lugares), e a planta da Renault em Novo Mesto, Eslovênia (responsável pela versão de quatro lugares).

França, Japão e Alemanha.

Além disso, a nova aliança também compartilhará motores. O Grupo Renault-Nissan fornecerá equipamentos de 3 e 4 cilindros e motores a diesel, para serem instalados nos carros compactos da Daimler; esta, por sua vez, fornecerá motores de 4 e 6 cilindros, bem como motores a diesel, para serem utilizados pela divisão de luxo da Nissan, Infiniti.

As duas companhias também acordaram em dividir produtos no segmento de veículos comerciais leves, bem como compartilhar componentes mecânicos específicos. Com isso, a Mercedes pretende ampliar seu portfólio, com base em uma inédita van da Renault, a ser lançada em 2012, e fabricada em Maubeuge, França. E também pretende utilizar um pequeno motor a diesel e sistema de transmissão, fornecidos pela Renault-Nissan, a serem colocados na Vito, van de médio porte da Mercedes.

Finalmente, as companhias “nubentes” afirmaram estar abertas para novas e futuras colaborações, incluindo o compartilhamento de módulos e componentes entre veículos da Mercedes e Infiniti; cooperação regional nos EUA, China e Japão; bem como o desenvolvimento em conjunto de tecnologias ecológicas, envolvendo fontes de energia, baterias e carros elétricos.

A seguir, as declarações dos comandantes das duas empresas.

Dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho de Administração da Daimler AG e chefe da Mercedes-Benz Cars:

“A aliança entre a Daimler e a Renault-Nissan combina interesses com o escopo de formar uma base promissora para uma cooperação estratégica e de sucesso, baseada em vários projetos de cooperação concretos e atraentes. Nossas habilidades se complementam muito bem. A longo prazo, pretendemos reforçar a nossa competitividade no segmento de carros compactos e reduzir as taxas de CO2. Sabemos que podemos fazer produtos típicos, baseados em arquiteturas compartilhadas. A identidade de cada marca não será afetada “.

Carlos Ghosn, Presidente e CEO do Grupo Renault-Nissan:

“O Grupo Renault-Nissan possui grande experiência em trabalhar sob acordos de colaboração, o que é fundamental para enfrentar o competitivo mercado mundial, atual e futuro. Esse acordo contribuirá para nossa estratégia de trabalho cooperativo e criará valores duradouros para ambas as partes, pois trabalharemos com o fim de ampliar e reforçar a oferta de produtos, de forma eficiente, utilizando de todos os recursos disponíveis e desenvolvendo tecnologias inovadoras, necessárias para a próxima década.”

Vamos torcer para que essa aliança dê certo, diferentemente do que ocorreu com o acordo feito entre a Daimler e a Chrysler.

Deixe um comentário

  • Licença Creative Commons