Usado da Vez: Nissan Sentra

“Nissan o quê?”

Muitos falariam isso. O Sentra é um carro desconhecido para muita gente. Azar de quem não o conhece.

A propaganda de lançamento bem que tentou, mas o Sentra, indubitavelmente, é carro de tiozão. Seu desenho sóbrio, conservador, não convence os mais jovens. Até o Corolla é mais jovial. Contudo, é no conteúdo que o sedan da Nissan mais se sobressai. Por um preço de meia-entrada no cinema. Tá. Nem tão barato assim. Exagerei. Mas, por 40 mil reais, é possível achar um exemplar ano 2007 com câmbio continuamente variável, duplo airbag, freios ABS com EBD e CD player. Com essa dinheirama, dá pra levar um Chevrolet Agile LTZ zero km…

O Sentra foi lançado por aqui em 2007. Importado da cidade de Aguas Calientes, México, o carro vinha em três níveis de acabamento, todos com motor 2.0 16 válvulas de 142 cavalos. No 0 a 100 km/h, o carro, quando equipado com câmbio CVT, faz em 11,5 segundos, e o consumo urbano/rodoviário é de 10,2 e 13,6 km/l, respectivamente. Mesmo na versão básica, o sedan médio nipo-mexicano vinha bem completo, com direção elétrica, airbag para motorista e passageiro, CD player, ABS com EBD e piloto automático.

Além da transmissão CVT, disponível como opcional a partir da versão “S”, havia a manual de seis marchas. Essa versão vinha com rodas de 16 polegadas, faróis de neblina e computador de bordo. A SL trazia consigo airbags laterais e de cortina, bancos revestidos em couro, teto solar e disqueteira para seis CDs. O porta-malas de 442 litros é maior do que em carros como o Civic (340 litros) e Corolla (437litros). Nas versões S e SL, o compartimento recebia uma divisória para esconder objetos dos olhos de manobristas safados, “reduzindo” o volume para 371 litros.

A tecnologia bi-combustível foi lançada em agosto de 2009, e o motor 2.0 rendia 143 cavalos, com ambos os líquidos comburentes.  O modelo mais simples ganhou rodas de aço aro 16 cobertas com calotas, a intermediária passou a ter entrada para iPod e a SL ganhou controles satélite do rádio, no volante.

O Sentra, como bom sedan japonês que é, não quebra fácil. Desse modo, o maior cuidado na compra do usado é verificar se a garantia ainda vale. Vendido desde março de 2007, com 3 anos de garantia, é melhor comprar os modelos fabricados no segundo semestre. Assim, você ainda tem alguns meses para ver se o carro apresenta algum problema, sem ter que dar problema ao seu bolso.

Preços: de R$ 38.000,00 (2007) a R$ 55.000,00 (2009). Consulte preços detalhados em www.fipe.org.br

Fique de Olho:

Acabamento interno: o plástico usado no painel, nas portas e nas colunas risca-se com certa facilidade. Silicone pode ser um paliativo.

Bancos: as peças da estrutura ou da base de metal podem ser fontes de ruídos. No caso dos traseiros, a solução pode estar em colocar feltros ou borrachas autoadesivas, embaixo dos assentos. Na frente, dependendo do caso, uma aplicação de óleo desengripante pode resolver.

Amortecedores: dê um passeio com o carro, para ver se há trancos ou ruídos, que podem vir dos coxins desgastados dos amortecedores da frente. Há chance de trocá-los ainda na garantia, já que o carro foi lançado em 2007 e a garantia é de 3 anos.

Coluna de direção: alguns donos relataram defeitos na coluna de direção em carros com menos de 15.000 km. A solução é a troca da peça, que pode ser feita gratuitamente, se o carro ainda estiver na garantia.

Recall: os modelos 2008 e seguintes tiveram recall do cilindro-mestre dos freios, que pode apresentar vazamento, indicado por uma luz no painel, causando perda progressiva do poder de frenagem.

Referências: Revista Quatro Rodas – Maio/2010

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Comments
4 Responses to “Usado da Vez: Nissan Sentra”
  1. Eduardo disse:

    Se arrependimento matasse, seria atropelado por essa carroça da Nissan. Sou um infeliz proprietário que adquiriu um veículo japonês pensando nas vantagens como economia, desempenho, conforto etc. Mas hoje o que tenho em mãos é um acarroça brasileira, comparável a Celta, Fiesta. Uno, Palio etc. OK, o espaço interno do carro é muito bom, o nível de ruído é baixíssimo, mas o desempenho, como um todo, é digno de carro nacional. Pra começar, nunca consegui fazer mais de 7 km/l com gasolina (rodando leve, sem ar condicionado, não passando de 90 km/h). Com álcoo, a média cai pra 5 km/l com muita sorte. Os bancos de couro são de péssima qualidade, colocados com muita má vontade pela concessionária. Ressalto o câmbio CVT: realmente não se sente a troca de marchas. Mas cobra-se um preço alto por isso. Resumo: EVITE um Nissan. Infelizmente Honda e Toyota nesse país de 3o. Mundo é caríssimo, mas certamente será meu próximo carro.

    • Daniel disse:

      Comprou um 2.0 com 143 cv e quer economia. kkkkkkkk
      O problema não é o carro. Vc que não tem $ pro combustível. kkkk

    • eduardo disse:

      Realmente é difícil acreditar no seu comentário: tenho um CVT modelo 2008 e faço mais de 10km/l tranquilamente na cidade em condições normais. Se o trânsito está MUITO pesado, faço 9 km/l. Obviamente, o estilo de condução tem muita influência no resultado…

    • Eduardo, eu no principio pensei que o Nissan bebesse, mas o que acontecia na verdade era que com o motor muito forte, ele bebe muito se pisar como um carro 1.0 ou 1.6. Tente fazer o seguinte: se tiver parado num sinal, inicie com giro entre 1200 e 1500, você verá que o carro irá se movimentar na mesma velocidade dos demais, visto que no começo ele parece que está parado, mas é mais costume mesmo. A maioria dos carros é 1.0 e mesmo pisando fundo, não conseguem acompanhar o 2.0 a 1200 giros, que com o cambio cvt mantem uma aceleração constante, mesmo em baixa rotação. Pra você ter uma ideia, ele chega a 80km/h a 1500 giros e 110 km/h a 2000 giros. Na estrada, nunca deixe ele passar de 2000 giros, pois do contrario ele começará a beber um pouco, mas a 110km/h ele deverá estar fazendo entre 15 e 16 km/l (na gasolina). Se seu carro não consegue chegar neste patamar de consumo, então existe algum problema na alimentação (filtros, velas etc…). O meu Nissan Sentra é o modelo 2009 e eu e minha família estamos muito satisfeitos com o veículo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Licença Creative Commons