Beabá do mercado de sedans brasileiro – Edição 2010

Por Eder Kambara.

Em nosso querido país, o mercado de sedans é vasto e diversificado. Há opções que partem dos R$ 27 mil (Renault Logan) e chegam aos R$ 860 mil (Bentley Continental Flying Spur). Temos uma verdadeira salada de sedans, com vários sabores, texturas e cheiros. Mas, entre bananas e atemoias, uma coisa eles têm em comum: status diferenciado. Vamos conhecer melhor esse saboroso mercado.

Renault Logan

Sedans Compactos

É a categoria inicial do mercado dos três volumes. Houve um grande avanço nas áreas de conforto, segurança e design (ressalvados os casos específicos), estando disponíveis equipamentos como freios ABS, airbags e até câmbio automatizado. Esses sedans são derivações de modelos hatchback compactos, ou seja, o espaço interno é apenas razoável (com exceção do Renault Logan, em que a cabine é bem espaçosa). Porém, o porta-malas é bem maior, garantindo a conotação de carro familiar. O acabamento é espartano, e não prima, em regra,  por qualidade ou requinte. Integrantes: Chevrolet Classic (R$ 28.294), Chevrolet Prisma (R$ 28.946), Chevrolet Corsa Sedan (R$ 35.414), Fiat Siena (R$ 29.470), Ford Fiesta Sedan (R$ 33.550), Renault Logan (R$ 27.490), VW Voyage (R$ 30.950).

Destaque da categoria: Renault Logan – Recém reestilizado, é o que oferece preço mais em conta, e entrega o maior espaço interno, além de um generoso porta-malas de 510 litros. Tem garantia de 3 anos.

Volkswagen Polo Sedan

Sedans Compactos Premium

A categoria é dedicada a clientes um pouco mais exigentes (e dispostos a pagar um pouco mais por isso). Os carros a ela pertencentes possuem dimensões compactas, mas oferecem um bom nível de conforto e qualidade no acabamento, além de equipamentos encontrados em categorias superiores, como câmbio automático, sensores de estacionamento, entre outros. Integrantes: Peugeot 207 Passion (R$ 41.600), Renault Symbol (R$ 42.110), Volkswagen Polo Sedan (R$ 43.353).

Destaque da categoria: VW Polo Sedan – O conjunto mecânico é, disparado, o melhor do segmento, e a qualidade de construção, idem.

Kia Cerato

Sedans Médios Classe B

É uma subcategoria recente dos sedans médios. Levando-se em conta as dimensões e os preços praticados por alguns modelos, há a necessidade de uma nova classificação dos carros desse segmento. Os carros integrantes a essa subcategoria são maiores e melhores que os compactos premium, mas menores do que os tradicionais sedans médios (exceto o Peugeot 307 Sedan e o Renault Mégane Sedan), e possuem um nível de requinte relativamente alto, com boa qualidade no acabamento e lista completa de itens de conforto e segurança. Integrantes:  Fiat Linea (R$ 57.450), Honda City (R$ 57.420), Kia Cerato (R$ 51.500), Nissan Sentra (R$ 54.990), Peugeot 307 Sedan (R$ 51.700), Renault Mégane Sedan (R$ 52.790), Volkswagen Bora (R$ 55.147).

Destaque da categoria: Kia Cerato – Tem cinco anos de garantia, lista de itens de série extensa e preço convidativo.

Kia Magentis

Sedans Médios Classe A

É a tradicional categoria dos sedans médios. Têm dimensões superiores e possuem acabamento caprichado (ou, pelo menos, tentam ser esmerados, como no Vectra), porta-malas generoso (com exceção ao Civic, com ridículos 340 litros de capacidade de malas), e lista de equipamentos que satisfazem o consumidor mais exigente, com câmbio automático, airbags, sidebags (em alguns modelos), sensores triplos (chuva, crepúsculo e estacionamento) etc. Os preços vão de honestos a ultrajantes. Integrantes: Chevrolet Vectra (R$ 55.424), Citroën C4 Pallas (R$ 58.990), Ford Focus Sedan (R$ 60.705), Honda Civic (R$ 68.160), Kia Magentis (R$ 69.990), Toyota Corolla (R$ 61.890).

Destaque da categoria: Kia Magentis – Possui garantia de cinco anos, motor de 164 cavalos e dimensões equiparáveis a de sedans grandes, além de uma lista completa de equipamentos.

Hyundai Azera

Sedans Grandes Classe B

A diversidade de modelos nos permite subcategorizar segmentos. Os modelos pertencentes a essa subdivisão detêm tamanho maior do que os carros médios (ressalvado o Volkswagen Jetta), nível de equipamentos excelente e preços um pouco mais elevados, mas sem exagerar na medida. Potência é algo que não pode faltar para os consumidores desse mercado. Estão abaixo da categoria a seguir, em virtude do preço, motores e requintes. Integrantes: Ford Fusion (R$ 79.900), Honda Accord EX 2.0 (R$ 99.800) Hyundai Azera (R$ 90.000), Peugeot 407 (R$ 82.900), Volkswagen Jetta (R$ 79.890).

Destaque da categoria: Hyundai Azera – De longe, é o que possui o mais esmerado acabamento, com a utilização de madeira legítima, além de ter a maior lista de equipamentos de conforto e segurança. Outro diferencial: é o unico que tem motor V6 de 245 cavalos. Possui garantia de cinco anos.

Volkswagen Passat

Sedans Grandes Classe A

É o limite, digamos assim, do mundo real para o mundo dos carros de luxo. É a nata das montadoras “populares”. Possuem sofisticação, visual mais exclusivo, excelência tecnológica e motorização potente, além de dimensões grandes. Integrantes: Chevrolet Omega (R$122.400), Chrysler 300C (R$ 134.900), Citroën C5 (R$ 108.230), Honda Accord EX V6 (R$ 144.500), Subaru Legacy (R$ 115.000), Toyota Camry (R$ 131.000), Volkswagen Passat (R$ 99.990).

Destaque da categoria: Volkswagen Passat – É o mais barato da turma, e o seu motor 2.0 TFSI é econômico e gera bons 200 cavalos de potência. É muito bem equipado de série, com itens como airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS com EBD e controle de tração e estabilidade ASR e ESP, entre outros equipamentos. A qualidade de construção é de primeiro mundo.

Mercedes-Benz Classe C

Sedans Compactos de Luxo

Antes de mais nada, vale dizer: compacto não quer dizer pequeno, e sim, menor do que os demais. Os carros dessa categoria são versões concentradas dos modelos de castas superiores, pois reúnem toda a avançada tecnologia e equipamentos de luxo dos irmãos maiores, em embalagem mais compacta. Devido ao sucesso de vendas no segmento dos Sedans Grandes Classe B, as montadoras de luxo, recentemente, baixaram os preços de seus modelos de entrada. Porém, excluíram inúmeros itens da lista de equipamentos de série. Mesmo assim, são carros de construção exemplar, refinamento técnico e munidos de apetrechos suficientes para satisfazer o público VIP. Os sedans compactos de luxo priorizam mais o prazer de dirigir, do que o conforto. E as versões mais completas desses carros não devem nada aos seus superiores, em equipamentos. Integrantes: Audi A4 (R$ 140.000), BMW Série 3 (R$ 112.500), Jaguar X-Type (R$ 149.000), Lexus ES 350 (R$ 227.318), Mercedes-Benz Classe C (R$ 119.300), Volvo S40 (R$ 130.990).

Destaque da categoria: Mercedes-Benz Classe C – O motor de 156 cavalos não é letárgico, e, admitamos, é um Mercedes-Benz. Por R$ 119.300.

Volvo S80

Sedans Médios de Luxo

Meio-caminho para o topo. Os sedans desse segmento são maiores que os compactos, e procuram equilibrar a dirigibilidade com o conforto dos passageiros. O nível de luxo e de equipamentos é elevado, e, ao contrário dos irmãos menores, não têm pretensão alguma de conquistar consumidores menos abastados. Integrantes: Audi A6 (R$ 279.700), BMW Série 5 (a nova geração chegará ao Brasil em breve), Jaguar XF (R$ 278.000), Mercedes-Benz Classe E (R$ 269.900), Volvo S80 (R$ 255.000).

Destaque da categoria: Volvo S80 – Além de ser o mais barato do segmento, o destaque do modelo é a segurança, além de oferecer um completo pacote de itens de conforto. De quebra, por R$ 255.000, vem com motor 4.4 V8 de 315 cavalos, enquanto que os rivais, nesse nível de preço, possuem motor V6 (embora não tão menos potentes).

Mercedes-Benz CLS

Sedans Gran Turismo

Misturam características de cupês com as de um sedan tradicional, com muito luxo e esportividade. Integrantes: Mercedes-Benz CLS (R$ 319.300), Volkswagen Passat CC (R$ 176.360).

Destaque da categoria: Não dá para dizer, com tranqulidade, qual dos dois é o melhor. Se por um lado o Passat CC é bem mais barato, o CLS tem nível de sofisticação bem superior, e é maior. Vai depender do seu bolso. Entretanto, é bom lembrar que o Passat CC é mais potente, com motor 3.6 V6 de 300 cavalos (face ao 3.5 V6 de 272 cavalos do Mercedes).

Mercedes-Benz Classe S

Sedans Grandes de Luxo

É o topo das montadoras de luxo. Grandes, recheadíssimos de parafernálias e firulas eletrônicas, são sedans que exibem toda a capacidade criativa da marca que os criou. Integrantes: Audi A8 (a nova geração chegará em breve), BMW Série 7 (R$ 545.000), Jaguar XJ (será lançado em breve), Lexus LS (R$ 422.273), Mercedes-Benz Classe S (R$ 507.000).

Destaque da categoria: Mercedes-Benz Classe S – O topo de linha da Mercedes é digno de estar no topo, e dispensa ulteriores elogios, que soariam redundantes. A grande novidade é a versão híbrida, de 279 cavalos (S400 Hybrid V6), por R$ 507.000. Ainda, existe a versão S65L AMG, com motor 6.5 V12 de 612 cavalos.

Porsche Panamera

Sedans Superesportivos

Resultado da insana, mas bem vinda, mistura entre sedans e superesportivos. Nem deveriam ser chamados de sedans, e sim esportivos de quatro portas. Integrantes: Maserati Quattroporte (R$ 750.000), Porsche Panamera (R$ 549.000).

Destaque da categoria: Porsche Panamera – Além de ser mais barato que o carro italiano, possui motor tão potente quanto (4.8 V8 de 400 cavalos). E há ainda a versão Turbo, de 500 cavalos, por mil reais a menos que o Maserati.

Bentley Continental Flying Spur

Sedans de Alto Luxo

Feitos para aqueles que consideram o luxo insuficiente. Precisam de mais. No Brasil, oficialmente, só há um espécime desse segmento: o Bentley Continental Flying Spur, de R$ 868.000. Importadoras independentes vendem o Rolls-Royce Phantom, por R$ 1.600.000. Rolls-Royce Ghost, Maybach 57/62 e Bentley Mulsanne ainda não desembarcaram por aqui.

Destaque da categoria: Quase que por W.O., o melhor é o Bentley Continental Flying Spur. Embora não seja concorrente direto do RR Phantom, o Bentley custa a metade, e oferece mimos equiparáveis, além de motor V12 de 6 litros e 552 cavalos.

Agora que você já sabe quais frutas compõem a quitanda, resta-lhe selecionar as melhores para a sua sacola, seja ela pequena… ou grande.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  • Licença Creative Commons